Sistema de Reconhecimento

Como corolário da sensibilização, promoção e dinamização da qualidade de serviço, a Direção Regional de Economia e Transportes, no âmbito da plataforma, desenvolveu um sistema de reconhecimento que visa premiar as boas práticas das organizações regionais neste domínio.

Este sistema integra três níveis distintos de reconhecimento, direcionados para diferentes fases evolutivas da qualidade de serviço nas organizações. O Nível 1 – Foco, destina-se a reconhecer a ênfase das organizações na qualidade de serviço e na sua melhoria contínua. O Nível 2 – Performance, reconhece o desempenho da organização e os resultados alcançados. O Nível 3 – Sustentabilidade, destina-se às organizações com sistemas e práticas já certificados e/ou reconhecidos por referenciais universais no âmbito da gestão da qualidade (ex: EFQM, ISO), reforçando-se aqui a vertente específica da qualidade de serviço dentro de um sistema mais abrangente da gestão da qualidade.

Sistema de Reconhecimento da Qualidade e Excelência de Serviço.

Os Níveis de Reconhecimento

Logo Nível 1 do Sistema de Reconhecimento

Nível 1 - Foco

  1. Frequência da formação inicial pelo(s) Dinamizador(es) da Qualidade de Serviço;
  2. Realização da autoavaliação da Qualidade de Serviço com obtenção de uma pontuação igual ou superior a 200 pontos ( ≥ 200 pontos);
  3. Definição de um projeto de melhoria da Qualidade de Serviço;
  4. Preenchimento do formulário e submissão da candidatura;
  5. Avaliação da candidatura;
  6. No caso de avaliação positiva: Atribuição do reconhecimento de Nível 1 (por um período de 3 anos);
  7. Atualização anual do plano de melhoria da Qualidade de Serviço;
  8. Após 3 anos: possibilidade de revalidação do reconhecimento ou mudança de nível.
Logo Nível 2 do Sistema de Reconhecimento

Nível 2 - Performance

  1. Frequência da formação inicial pelo(s) Dinamizador(es) da Qualidade de Serviço;
  2. Realização de autoavaliação da Qualidade de Serviço, com obtenção de uma pontuação igual ou superior a 300 pontos ( ≥ 300 pontos);
  3. Realização de dois projetos de melhoria da Qualidade de Serviço, tendo um deles necessariamente que já estar concluído e o seu impacto avaliado;
  4. Preenchimento do formulário e submissão da candidatura;
  5. Avaliação da candidatura, com visita de um avaliador à organização e nos resultados de avaliação da satisfação dos clientes;
  6. No caso de avaliação positiva: Atribuição do reconhecimento de Nível 2 (por um período de 3 anos);
  7. Atualização anual do plano de melhoria da Qualidade de Serviço;
  8. Após 3 anos: possibilidade de revalidação do reconhecimento ou mudança de nível.
Logo Nível 3 do Sistema de Reconhecimento

Nível 3 - Sustentabilidade

  1. Realização de autoavaliação da Qualidade de Serviço, com obtenção de uma pontuação igual ou superior a 400 pontos ( ≥ 400 pontos);
  2. Preenchimento do formulário e submissão da candidatura com base num referencial universal (EFQM, ISO, ou outro(s));
  3. Avaliação da candidatura, com visita de um avaliador à organização e com base no referencial apresentado, na vertente da Qualidade de Serviço;
  4. No caso de avaliação positiva: Atribuição do reconhecimento de Nível 3;
  5. Acompanhamento anual do reconhecimento em paralelo com o referencial de base;
  6. Após 3 anos: possibilidade de revalidação do reconhecimento

Apresentação de Candidaturas

Aceda aqui aos formulários de candidatura aos vários níveis:

Iniciar Nova Candidatura

Manual de Apoio à Autoavaliação da Qualidade e Excelência de Serviço e Apresentação de Candidaturas

Regulamento do Sistema de Reconhecimento da Qualidade e Excelência de Serviço